TRATAMENTO

Nosso projeto terapêutico é baseado na filosofia dos Doze Passos das irmandades anônimas (AA e NA) e contempla aos nossos pacientes (clientes/residentes) uma atmosfera HUMANIZADA de tratamento e recuperação dos danos físicos, mentais e emocionais causados pelo abuso do álcool e outras drogas. O acolhimento ao indivíduo que teve a sua vida destruída pelas consequências da doença, inicia-se com a fase de desintoxicação. A consulta médica (anamneses clinico/psiquiátrica e de enfermagem) é uma diretriz fundamental para iniciarmos o plano singular de tratamento (PST) do paciente. Ainda durante esta fase, as outras entrevistas com o psicólogo e conselheiros terapêuticos (empírico/vivencial) determinam o PST.

A partir daí o paciente entra em contato com os outros residentes e começa a entender que o ambiente da Comunidade é favorável para a sua mudança de hábitos e comportamentos. Naturalmente, o paciente desintoxicado retoma o senso crítico e cognitivo, refletindo no seu íntimo o real motivo do porque ele necessita de um tratamento. ELE NÃO AGUENTA MAIS USAR O ÁLCOOL E/OU outras DROGAS, e nesse momento ele já percebe que é possível uma vida com saúde, sem a necessidade de substâncias que alterem sua mente/humor.

Em uma sequência organizada, a equipe o prepara para aplicar o programa dos Doze Passos com assertividade. Trabalhar com técnicas que tem obtido os melhores resultados no Brasil, EUA e Europa. Com isso, o dependente químico começa a perceber que o mais importante não é só parar de usar, e sim reformular sua maneira de pensar. Descobrir que o passado tem muita influência na sua maneira de pensar e entender que ele é o agente principal de sua mudança no momento atual dos seus hábitos disfuncionais, com ajuda e mediação da equipe técnica.Esta é a fase mais produtiva do tratamento: o autoconhecimento.

Algumas das ferramentas utilizadas para isso são:

Atendimento Médico Psiquiátrico.
Atendimento Médico Clínico.
Atendimento Psicológico individual e/ou em grupo.
Reuniões para conscientização: 12 passos de NA e AA (Narcóticos e Alcoólicos Anônimos).
Palestras usando temas específicos com Psiquiatra e Psicólogo.
Laborterapia (mudança do comportamento – disciplina pessoal
Terapia Racional Emotiva – “Grupo de Sentimentos” (aprender a lidar com as emoções de forma saudável, separando as emoções da razão);
Videoterapia (vídeos educacionais).
Dinâmica de Grupo com orientação psicológica.
Atividades Físicas e Esportivas.
Prevenção de Recaída.
Visitas dos familiares, e acompanhamento com os mesmo pela equipe de saúde da clínica.

Temos atendimentos ambulatorial (consultas) em Psiquiatria e Psicologia previamente agendadas.

Comunidade Terapêutica Um Novo Recomeço